Primeiramente cabe esclarecer que a CeasaMinas nunca se eximiu de dar a destinação ambientalmente correta aos resíduos gerados no entreposto de Contagem. Desde 1999, a maior parte desses resíduos é encaminhada ao aterro sanitário do município de Contagem. Além disso, há mais de dez anos os resíduos de madeira e de capim são enviados para reaproveitamento via parceira com entidades privadas.
A CeasaMinas apresentou a sua primeira versão do Plano de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos ao Governo do Estado de Minas Gerais, como cumprimento de condicionante da licença ambiental, em 2012.
Posteriormente, em 2021, foi apresentada a segunda versão do PGRS à Prefeitura de Contagem. Este documento foi elaborado por empresa de consultoria especializada no ramo, mas, no entanto, enfrentamos vários questionamentos, não sendo possível a sua aprovação pelo poder executivo municipal.
Com a nova gestão da CeasaMinas, a prioridade foi elaborar o plano mais adequado, considerando a complexidade do gerenciamento de resíduos no entreposto, haja vista a diversidade e volume de resíduos nele gerados.
Por isso, iniciaram-se as tratativas para contratar um novo PGRS, uma vez que o anterior não foi aceito pela Prefeitura depois de muito tempo tramitando nos órgãos ambientais.
Nesse sentido, a CeasaMinas e a Associação Comercial da Ceasa (ACCeasa) reuniram-se com Renê Vilela, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, indicado pela prefeitura para compor o grupo de trabalho de modernização da CeasaMinas.
Após várias reuniões, em 23 de fevereiro de 2024, juntamente com o secretário representante da prefeitura, foi assinado contrato com a empresa GMV para a elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos do Entreposto de Contagem, conforme publicado no perfil da CeasaMinas no Instagram (ver link Assinado Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos).
Foi solicitado à prefeitura um prazo para elaboração e apresentação desse plano, mas esse pedido não foi aceito. Isso resultou no acúmulo de lixo nos últimos dias, pois a CeasaMinas se viu, repentinamente, impedida de descartar seus resíduos no aterro municipal de Contagem.
Cabe lembrar que a CeasaMinas pagou, só no ano de 2023, o IPTU de R$ 5.179.729,21 e que nunca houve uma contrapartida por parte da prefeitura pelos tributos pagos. Além disso, foram pagos aproximadamente R$ 123.000,00 mensalmente à prefeitura para a destinação no aterro sanitário de Contagem.
Diante desse cenário, a CeasaMinas tomou as devidas providências e um novo aterro sanitário foi contratado para recebimento dos resíduos gerados no entreposto de Contagem. Assim, o transporte e o descarte de resíduos foram retomados e, nos próximos dias, a varrição e coleta serão normalizadas dentro do entreposto.
Assim, a previsão é que, em até 72 horas, não haja acúmulo de resíduos nas dependências da CeasaMinas.
Mais Informações:
Seção de Comunicação CeasaMinas
(31) 3399-2011/2012 Notícia de 09/04/2024.
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